WDSF World Breaking Championship

É com imensa satisfação que o Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD)*, através do seu Departamento de Breaking, anuncia a primeira viagem da delegação brasileira de Breaking para participação no evento “WDSF World Breaking Championship”, produzido pela Breaking For Gold, a ser realizado no Théâtre du Châtelet, no dia 4 de Dezembro de 2021, na cidade de Paris, França, mesma que sediará os Jogos Olímpicos de 2024.

O evento fará parte do calendário qualificatório para os Jogos Mundiais da International World Games Association (TWG-IWGA), que acontecerá em julho de 2022, na cidade de Birmingham, Alabama (Estados Unidos).

Ainda sem recursos próprios ou patrocínios, o Dep. de Breaking da CNDD — responsável por planejar, organizar e executar as representações brasileiras da modalidade Breaking nacional e internacionalmente — apresentou o projeto de viagem e participação para esse evento ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Entendendo a importância desta competição para o desenvolvimento da modalidade no país, o projeto foi imediatamente aprovado e está sendo executado pelo COB. Para esta viagem, a delegação brasileira conta com a participação de Arthur Henrique Bittencourt Correa, representante e gestor da modalidade Breaking no COB.

Abaixo os nomes:

BGirls –

Nathana (We Can Do It BGirls e Rock Ninjaz) -Uberlândia-MG

Itsa (Skeleton Breakers Crew) -Belo Horizonte-MG

BBoys –

Rato (Evolution Kings) – Prata-MG/Porto-PT

Luan Sam (Funk Fockers Crew) – São Paulo-SP

 

Critério de Nomeação:

O evento seria originalmente realizado em junho de 2020 na cidade de Nanjing, na China. Porém, devido à situação da pandemia de Covid-19, houve três adiamentos: 1. para Junho de 2021; 2. para Outubro de 2021; 3. para Dezembro de 2021, esta última acarretando também a mudança de local para Paris, na França.

Os nomes foram escolhidos por nomeação pelo Diretor Técnico do Departamento de Breaking, José Bispo de Assis (Bispo SB); e pela Vice-Diretora, Lucimar dos Santos (B.girl Lu BSBgirls), critério este estabelecido pela World Dance Sport Federation (WDSF) para o Brasil, devido os protocolos e medidas de distanciamento social impostas pela pandemia no país, o que impossibilitou a realização de um evento nacional qualificatório, a exemplo do que aconteceu em alguns outros países recentemente.

Os critérios definidos para essa nomeação são 2 (dois) b.boys e 2 (duas) b.girls devidamente filiados a entidade, com títulos e/ou participações em eventos internacionais e nacionais, em respectiva ordem de relevância, seguindo os parâmetros das modalidades desportivas olímpicas.

No decorrer dos adiamentos, a lista com os nomes de atletas sofreu mudanças por problemas diversos: contratos de trabalhos em companhias; protocolos de abertura e fechamento diferentes em diversos países; atrasos na vacinação no Brasil; divergências de critérios de regulamentação para aprovação de imunizantes em outros países; além de uma recente lesão, obrigando assim alteração dos nomes a serem oficializados junto à organização do evento.

A viagem

A delegação segue para a França no dia 29 de novembro de 2021. Além da equipe Técnica, estarão acompanhando os atletas as equipes de Ciência do Esporte, Comissão de Arbitragem CNDD/WDSF e Desenvolvimento Esportivo, no intuito de entender todo o processo de produção da primeira etapa do Breaking enquanto modalidade desportiva olímpica no mundo, desde o processo de produção do evento, estrutura, sistema de arbitragem na prática e protocolos de testagem antidoping (WADA) para aplicação no Brasil, uma vez que a regulamentação internacional do esporte ainda não foi oficializada.

 

Texto: Iago Domingues Bezerra Pinheiro e

Lucimar dos Santos 

 

——————————–

*O Breaking foi oficializado como modalidade olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 07 de dezembro de 2020, quando o CNDD passa a ser responsável pela convocação e participação de atletas em campeonatos nacionais e internacionais.

XII Copa Esef de Dança Esportiva – 2022

Não percam a XII Copa ESEF de Dança  Esportiva 2022

que acontecerá no dia 25 de junho de 2022 com
início às 12h30min, no Salão Azul da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.
A Copa ESEF de Dança Esportiva é um torneio, aberto a todos os atletas da modalidade, em especial
para iniciantes com o objetivo de oferecer oportunidade aos atletas para mostrarem suas habilidades,
estimulando assim a busca pela excelência.

Convidamos a todos que gostam de apreciar a Dança a prestigiar o evento!

Local: Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Salão Azul), Rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/n,
Bairro Anhangabaú, Jundiaí, SP.
C.E.C.E. Dr. Nicolino de Lucca (Bolão) “veja mapa”.
Horários: Sábado, 25 de junho de 2022, horário previsto das 12h30 às 20h00. Abertura da pista para
reconhecimento no dia 24 (sexta-feira) das 17h00 às 21h00, dia 25 das 9h30 às 11h30. Os horários
poderão sofres alterações sem prévio aviso.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR OS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO:

https://drive.google.com/file/d/18TIDNhZsSPP6KFkrOoUKgBcXOGUFYpCI/view?usp=sharing

FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO NA PAGINA 4 DO DOCUMENTO CITADO A CIMA.

ATLETAS DE BREAKING SUB 18 – JOGOS ESTUDANTIS 2022

 

ATLETAS DE BREAKING SUB 18 – JOGOS ESTUDANTIS 2022

PARCERIA CNDD E CBDE

– 2 b.boys (FILIADOS AO CNDD)
– 2 b.girls (FILIADOS AO CNDD)

CRITÉRIOS
– Para nascidos em 2004, 2005 ou 2006
-Nascidos em território brasileiro ou ter cidadania brasileira
– Estar matriculado e cursando o ensino básico da rede pública ou particular de ensino
– Ter bom nível técnico de Breaking
-Ter participação em campeonatos de Breaking
I- Títulos internacionais
II- Títulos nacionais
III- Top 16 em competições internacionais ou nacionais
IV- Participação em competições internacionais ou nacionais
– Gozar de índole ilibada
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A SELEÇÃO
1- Certificado de vacina Covid com no mínimo as duas doses. Jansen (dose única), AstraZeneca
ou Pfizer.
Obs.: Coronavac não é aceita fora do país sem a dose de reforço
2- Ter filiação à Entidade de Administração Nacional da modalidade Breaking, o Conselho Nacional de Dança Desportiva – CNDD.
3- Ter passaporte com prazo de validade superior a 6 meses, ou ter toda documentação e
meios necessários para a emissão imediata do passaporte.
4- Ter autorização para viagem internacional sem acompanhamento dos pais ou responsáveis, mediante documento impresso.

Filiação de entidades esportivas ao CNDD

 

Informamos que a filiação de entidades esportivas ao CNDD esta suspensa.

A Entidade em respeito a comunidade do Breaking nacional, trabalha nesse momento na estruturação e adequação estatutária, juntamente com o Departamento de Breaking e a Comissão de Atletas, referente ao processo burocrático de Filiação de Federações, seguindo as leis esportivas vigentes, para melhor atender a comunidade do Breaking nacional.
Assim que o processo de filiação pessoa jurídica for reestabelecido entraremos em contato com todas as federações em formação no país.

E reforçando a informação de que a entidade já está trabalhando com Comitê Olímpico Brasileiro (COB), demais entidades nacionais e órgãos competentes para o desenvolvimento da modalidade no país, com foco na formação de base e alto rendimento.

 

Informamos que a filiação de entidades esportivas ao CNDD esta suspensa.
A Entidade em respeito a comunidade do Breaking nacional, trabalha nesse momento na estruturação e adequação estatutária, juntamente com o Departamento de Breaking e a Comissão de Atletas, referente ao processo burocrático de Filiação de Federações, seguindo as leis esportivas vigentes, para melhor atender a comunidade do Breaking nacional.
Assim que o processo de filiação pessoa jurídica for reestabelecido entraremos em contato com todas as federações em formação no país.

E reforçando a informação de que a entidade já está trabalhando com Comitê Olímpico Brasileiro (COB), demais entidades nacionais e órgãos competentes para o desenvolvimento da modalidade no país, com foco na formação de base e alto rendimento.

WDSF BREAKING JUDGE – THREE FOLDS SYSTEM (World Dance Sport Federation)

 

O WDSF Breaking Division anuncia o quarto WDSF Breaking Judges Congress sobre o Three Fold Judging System, este será o último congresso de arbitragem para o ano de 2022.

 

O congresso (formato online) será realizado nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2022.

 

Horário: das 14h às 17h (horário de Brasília)

O prazo para inscrição (filiação) na WDSF é até o dia 17 de abril as 18h:59 min, horário de Brasília.
Apos a etapa de filiação (CNDD/WDSF) o prazo para inscrição no Congresso Three Fold e pagamento da taxa é até o dia 24 de abril as 18:59, horário de Brasília.

 

DATA DO EXAME: Sábado, 14 de maio – mesmo horário do Congresso

 

Somente os candidatos que completaram todo o sistema de inscrição online do WDSF Judge antes da data de encerramento podem se inscrever neste congresso.

 

Para participar do congresso, é exigido pela WDSF que os candidatos sejam indicados pelo Presidente da entidade responsável em seus respectivos países.

 

ETAPA DE AVALIAÇÃO DO CNDD

 

▪︎Todos os b.boys e b.girls com intetesse em participar desse Congresso deverão entrar em contato com o Departamento de Breaking CNDD
▪︎Somente quem atender aos critérios poderá ser indicado/a para as etapas seguintes de inscrição no congresso Three Fold.

 

O congresso incluirá tópicos sobre educação e treinamento do Three Fold Judging System.

 

Os palestrantes serão STORM (GER) e RENEGADE (ENG).

 

Licença de Política Operacional de Juízes do WDSF para o Breaking

 

▪︎ Os candidatos deverão cumprir todas as exigências do CNDD e do WDSF para poder participar do Congresso.
▪︎ Os candidatos devem estar filiados ao CNDD no ato da inscrição.
▪︎ Somente candidatos que passarem pela etapa de avaliação do CNDD poderão ser indicados.
▪︎ Os candidatos devem ter notório saber, ser atuante, porém ter se aposentado de competições de nível de elite – o que inclui que eles devem ter participado desses eventos de nível de elite antes.
▪︎ Cópia do RG e cópia do Passaporte são obrigatórios no ato da inscrição.
▪︎ Os candidatos devem ter experiência de julgamento em no mínimo 20 eventos.
▪︎É exigido currículo artístico comprovando a experiência em julgamentos.
▪︎ Os candidatos devem estar fisicamente aptos e atuando.
▪︎ O congresso e as ações nele desenvolvidas serão totalmente em inglês.
▪︎ Os candidatos deverão ter inglês intermediário. Será aplicada uma prova e teste de nível de língua inglesa pela WDSF.
▪︎ Os candidatos devem pagar a taxa do Congresso em duas etapas (total de 210 Francos Suíços):

-100 francos suíços no ato da inscrição na WDSF (cerca de R$ 650 na cotação atual)

– 110 francos suíços após passar na prova (cerca de R$ 700,00 na cotação atual)

 

Verificar a cotação do dia para o valor das inscrições em Reais.
Esses valores são pagos diretamente à WDSF. Caso haja algum imprevisto, não haverá reembolso ou remarcação da vaga para eventuais congressos futuros.

 

▪︎ Todos os candidatos a serem indicados para o Congresso devem atender aos requisitos acima listados.

 

O WDSF pode cancelar qualquer aprovação caso se torne óbvio, em qualquer etapa do procedimento de registro ou posteriormente, que os requisitos de acordo com a Política Operacional do WDSF não foram atendidos.
Para eventos futuros do WDSF Breaking, apenas os Juízes de Breaking licenciados serão nomeados pelo WDSF. Apenas os juízes WDSF Breaking System com qualificação Three Fold Judging System serão elegíveis para participar de congressos para obter a licença do Trivium Judging System, que é necessária para julgar as competições da WDSF e CNDD.

 

O CNDD não se responsabilizará pela não participação dos candidatos indicados no congresso mediante quaisquer imprevistos ocorridos.

 

 

Departamento de Breaking CNDD:
Diretor técnico: Bispo SB
Vice-Diretora: Lu BSB Girls