O CNDD

Fundado em 20 de fevereiro de 2013, o Conselho Nacional de Dança Desportiva – CNDD é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, constituída nos termos da Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002.

Promove e regulamenta a Dança Esportiva dentro do Brasil, tendo por orientação os códigos das regras desportivas e normas legais publicados pela World Dancesport Federation- WDSF, entidade internacional a quem está associada.

Conta com mais de 120 membros filiados (dentre estes atletas, árbitros, técnicos e escolas de dança) e diversos praticantes da modalidade distribuídos em vários estados do país tais como Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Orienta e realiza campeonatos da modalidade, cursos de formação para atletas e árbitros e está em parceria com seus membros para o desenvolvimento e a promoção do esporte no Brasil.

 

Você já ouviu falar de DANÇA ESPORTIVA?

Dança Esportiva ou Dancesport é a atividade que combina desporto e dança, e que permite aos participantes  melhorar a aptidão física e bem-estar mental, formar relações sociais e obter resultados nas competições a todos os níveis.

É dançada a dois (casal) e contempla 10 ritmos internacionais de danças de salão, divididos em 2 modalidades:

  • Modalidade Standard (Valsa Lenta, Tango Internacional, Valsa Vienense, Slow Fox e QuickStep).
  • Modalidade Latin (Samba Internacional, Cha cha cha, Rumba, Paso Doble e Jive)

Regida internacionalmente como esporte pela  World Dancesport Federation- WDSF e nacionalmente pelo Conselho Nacional de Dança Desportiva e de Salão, CNDDS, tem praticantes no mundo todo.  Foi reconhecida como Modalidade Olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 04 de setembro de 1997  e já participa do The World Games. Aguarda sua vez para fazer parte do quadro de medalhas das Olímpiadas.

Diferente da dança de salão brasileira, possui nomenclatura própria, chamada Syllabus, onde os passos são codificados e tem  a mesma descrição no mundo todo, favorecendo seu ensino.

É muito conhecida pelo requinte de seus campeonatos e bailes. Além de ser modalidade competitiva, também  pode ser praticada como dança social (Ballroom Dance).

Foi trazida para o Brasil com os imigrantes japoneses, mas consolidou-se como modalidade competitiva em 2007. Desde 2013 tem crescido e se expandido pelo país com atletas praticantes nos estados de Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco…

Conjuntamente às danças Standard e Latin outras modalidades fazem parte da Dança Esportiva: Rock ‘N’ Roll, Hip Hop, Salsa, Wheelchair, Showdance, Formation, Country Western, Boogie Woogi, Cheerleading. Abaixo, uma mostra do que aconteceu no The World Dancesport Games 2013, apresentando um pouco de cada modalidade.

Diretoria

Presidente: Patric Tebaldi

Vice-Presidente: Orlando de Paula

Departamento Financeiro: Marcos Pena

Representante de Atletas:

Secretária Geral: Maricelia Araujo Beltrão

Departamento Jurídico: Soraya Lima

Departamento Técnico: Carla Lazazzera

Coordenador de Categorias de Base de Danças Latin e Standard: Marcos Eduardo da Costa

Diretoria de Arbitragem: William Miyashiro

Departamento Médico: Paulo Naoum

Diretoria de Breaking: José Bispo de Assis (Bispo SB)

Departamento Marketing : Alisson Cordeiro (Alisson SB

Conselho Fiscal:

Giulli Fujii Kimura Rivera

Daiane Ciarocchi

Rafaella Costa

Alexandre Siqueira

Tcharles Bianco

Jefferson Moreira